sexta-feira, 18 de abril de 2008

Continuação da Atividade à distância 1: Interdisciplinaridade


O desenvolvimento da ciência e da tecnologia constataram que o pesquisador interfere na pesquisa. O conhecimento não é neutro e a consciência da realidade se constrói num processo de relação dos diversos campos do saber. Na sistematização do ensino, as escolas ainda estruturam seus currículos de uma forma fragmentada, fazendo com que os conteúdos escolares tenham pouca relevância e pouco sentido para os alunos.

A interdisciplinaridade deve fazer parte dos currículos escolares para favorecer uma maior consciência da realidade, para que os alunos consigam observar, descrever e entender os fenômenos complexos. Para isso existe a necessidade de um trabalho de equipe interdisciplinar. É função do professor e da escola proporcionar um ambiente de aprendizagem envolvendo a interdisciplinaridade para os alunos. Além da interdisciplinaridade, o trabalho escolar deve ser contextualizado, a partir do conhecimento prévio dos alunos. Desta forma, novas competências serão desenvolvidas, ampliando o saber inicial. É necessário um planejamento conjunto, para o desenvolvimento de uma compreensão da realidade sob um ponto de vista global.

Um comentário:

NTE Brusque disse...

Paula,

Também concordamos com você!

Porém, sabemos que na prática isso as vezes é um pouco difícil de acontecer. Isso tudo devido ao entendimento de currículo ser um rol de conteúdos que devem ser vencidos a cada final de bimestre para se ter uma nota, que muitas vezes não expressa a aprendizagem significativa.
É preciso que gestores escolares criem e estimulem a coletividade, a formação continuada, a discussão sobre Projetos...


Abraços!!!!