
Após analisar o "Projeto Folhas" no livro "Aprendizes do Futuro: as inovações começaram", posso ressaltar algumas características de um PA desenvolvidas neste projeto.
O Projeto parte de uma dúvida relativamente muito simples dos alunos: "Planta respira?". Através da instigação da professora, os alunos se deram conta que, apesar de ser uma pergunta simples, muitos não tinham certeza da resposta e perceberam que muito poderiam aprender com a dúvida.
A partir da dúvida inicial as crianças começaram a se perguntar sobre variadas coisas relacionadas ao tema. E perceberam que esta não era uma questão que só envolveria a disciplina de Ciências, mas também Artes, Matemática, Música, estabelecendo uma relação de interdisciplinaridade dentro do Projeto.
O desenvolvimento do projeto se iniciou com observações de folhas em seus ambientes naturais, possibilitando a elaboração de cada vez mais perguntas. Os dados eram coletados, registrados e analisados com o auxílio de tecnologias (software Excel, Paint). A exploração dos softwares permitiu que os alunos fizessem novas descobertas e ultrapassassem seus próprios limites.