segunda-feira, 24 de março de 2008

Atividade à Distância 1 - Análise do Projeto Folhas


Após analisar o "Projeto Folhas" no livro "Aprendizes do Futuro: as inovações começaram", posso ressaltar algumas características de um PA desenvolvidas neste projeto.

O Projeto parte de uma dúvida relativamente muito simples dos alunos: "Planta respira?". Através da instigação da professora, os alunos se deram conta que, apesar de ser uma pergunta simples, muitos não tinham certeza da resposta e perceberam que muito poderiam aprender com a dúvida.

A partir da dúvida inicial as crianças começaram a se perguntar sobre variadas coisas relacionadas ao tema. E perceberam que esta não era uma questão que só envolveria a disciplina de Ciências, mas também Artes, Matemática, Música, estabelecendo uma relação de interdisciplinaridade dentro do Projeto.

O desenvolvimento do projeto se iniciou com observações de folhas em seus ambientes naturais, possibilitando a elaboração de cada vez mais perguntas. Os dados eram coletados, registrados e analisados com o auxílio de tecnologias (software Excel, Paint). A exploração dos softwares permitiu que os alunos fizessem novas descobertas e ultrapassassem seus próprios limites.

2 comentários:

Tati disse...

Paulinha...

Só posso desejar a vocês:

Que a alegria os acompanhe eternamente, que a felicidade seja prioridade em suas vidas, que a compreensão jamais os abandone, que o amor e o respeito estejam sempre presentes e que a construção desta nova vida seja no mínimo, a melhor e a maior de todas, cheia de sorte, cheia de sorrisos e cheia de esperança para um bom viver.

Parabéns pelo casamento!!!

Com todo carinho,
Tati

NTE Brusque disse...

Olá Paula,

Que maravilha de Projeto! A partir das folhas a professora conseguiu trabalhar diferentes aspectos e descobriu que o computador poderia auxiliá-los no cálculo da área. Mas para isso acontecer foi preciso "esmiuçar" o tema, considerar as curiosidade da criança e discutir com o coletivo da escola.

Sobre a coletividade, as autoras do livro colocam que "(...) Desencadeou-se uma entusiasmada discussão entre os presentes, sobre as possibilidades de trabalho conjunto entre especialistas".

Eis a questão: Hoje em nossas escolas, possuímos estes espaços para discutir estas possibilidades em prol da interdisciplinaridade? Os professores possuem entusiasmo para com este trabalho? Se não, o que fazermos para mudar?

Grande Abraço e aguardamos a continuidade das atividades para finalizarmos com chave de ouro o curso!
NTE Brusque