sexta-feira, 14 de março de 2008

Refletindo sobre projetos de aprendizagem...




Construir, elaborar e desenvolver projetos é uma ótima e eficaz metodologia de aprendizagem.
O aluno que busca a solução de problemas de seu interesse consegue, de uma forma mais fácil, construir um conhecimento.
Para que o aluno consiga ter uma efetiva aprendizagem a partir da elaboração de projetos, é fundamental que o tema a ser pesquisado surja da curiosidade do próprio aluno. Isto que dará motivação para o aluno concluir satisfatoriamente sua pesquisa.
Todo aluno carrega, de alguma forma, um conhecimento prévio, uma concepção alternativa sobre determinado assunto de interesse. Este conhecimento não pode ser ignorado por parte do professor. O aluno deve expor esse conhecimento, mesmo que pareça mínimo. A partir do conhecimento prévio do aluno, este poderá perceber o quanto de conhecimento ele ainda pode adquirir sobre o assunto e, desta forma, expor suas dúvidas e formular perguntas.
Toda criança tem a capacidade de formular perguntas. Todo ser humano, independente da faixa etária, tem dúvidas com relação a diversas coisas. Todo e qualquer questionamento pode levar à construção de um projeto de pesquisa e aprendizagem.
A participação de um professor é fundamental durante o desenvolvimento de um projeto de pesquisa. É papel do professor organizar, instigar, coordenar, auxiliar, estimular, orientar, acompanhar, documentar...
Para os alunos um projeto promove a aprendizagem dos conteúdos num processo construtivo de questionamento e de encontro e reconstrução de certezas. Além disso, o desenvolvimento de projetos favorece a aprendizagem de trabalho cooperativo e de respeito entre as pessoas.

4 comentários:

NTE Brusque disse...

Olá Paula,

Parabéns pela sua reflexão!
Será a partir de Projetos, projetos centrados na "aprendizagem", e não na ensinagem, os quais exigem mudanças na postura do professor e do aluno que promoverão a construção do conhecimento para a vida.
Abraço e até 2ª feira no curso.
NTE

MARI disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MARI disse...

Olá Paula...realmente o trabalho com PAs só traz crescimento para todos os envolvidos...Esperamos contar com você para começarmos a desenvolver esse trabalho em nossa escola.

Abraço
Mari

Marcieli disse...

Olá Paula e Joana

Foi muito bom fazer um trabalho com você, te conhecer melhor.
Em pouco tempo percebi que você é uma educadora empenhada e dedicada.

Beijos da Marcieli